teatro nacional sao joao
Teatro Nacional São João
Teatro Nacional São João

 

 
O Teatro Nacional São João (TNSJ) é, desde 2007, uma Entidade Pública Empresarial, assumindo ainda a responsabilidade da gestão de mais dois espaços culturais da cidade do Porto: Teatro Carlos Alberto e Mosteiro São Bento da Vitória. Em 2015, o TNSJ fechou o ano com mais de 105 mil espectadores, considerando as digressões nacionais e internacionais, e integrou na sua programação global mais de 60 espetáculos. O TNSJ é o único membro português na União dos Teatros da Europa (UTE), organização que congrega alguns dos mais importantes teatros públicos do espaço europeu, integrando o Conselho de Administração da entidade.


Trabalhos 
(selecção)


> Leituras no Mosteiro fecham trimestre dedicado a Ionesco | Macbett (1972) – uma junção de Shakespeare e Jarry – é o texto escolhido para esta última investida pela obra do dramaturgo franco-romeno.

> E se fosse possível “espreitar” a próxima produção do TNSJ? | Ensaios Abertos arrancam a 24 de março, com a presença de António M. Feijó, e terão mais duas sessões com Pedro Mexia e Ana Luísa Amaral.

> TNSJ: Afinal “como” morre Anna Karénina? | Teatro Nacional D. Maria II traz ao Porto a sua mais recente produção, que conta com o contributo da companhia belga tg STAN.

> Pedro Almendra nomeado para melhor ator de teatro pela SPA | Prestação em Os Últimos Dias da Humanidade, produção do TNSJ, foi reconhecida pela entidade como uma das melhores do ano.

> TeCA: Este Pinocchio não é para meninos | Com encenação de Bruno Bravo, o espetáculo renuncia à versão infantil da história para se fazer emergir nas suas dimensões mais negras.

> TNSJ torna-se a casa de verão das “elites” russas | Com encenação de Nuno Cardoso, Veraneantes explora a ociosidade da classe média e média-alta, na antecâmara da sangrenta revolta de 1905.

> Veraneantes estreia-se no TNSJ com encenação de Nuno Cardoso | Texto de Maksim Gorki foi escrito na antecâmara da sangrenta revolta de 1905, que abriria caminho à Revolução Bolchevique de 1917.

> Alunos da escola do Cerco apresentam projeto teatral no MSBV | TNSJ é um dos parceiros do projeto 10x10, da Fundação Calouste Gulbenkian, que aposta numa estratégia de aprendizagem diferenciadora.

> Seis mil pessoas já viram o “fantasminha” do TNSJ e dos Clã | Depois do Porto e de Almada, é a vez de Viseu receber Fã, um musical infantojuvenil habitado por um “fantasminha” e uma cantora em pânico.

> Três peças curtas de Ionesco para “decifrar” nas Leituras no Mosteiro | Ricardo Pais – que, em 1998, estreou As Lições a partir do texto do dramaturgo franco-romeno – é o convidado da sessão. Entrada gratuita.




Site oficial

Período
de colaboração
2014/ ...

Áreas de intervenção
Comunicação