Programa “Aprender a Educar” está de regresso à Católica Porto
Álcool na gravidez, gestão de conflitos em equipa e primeiros cuidados psicológicos são apenas alguns dos temas em destaque na nova edição.


2017.03.09

A Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa – Porto prepara-se para lançar uma nova edição do programa “Aprender a Educar – Profissionais”. Composta por cinco sessões, a iniciativa pretende apoiar a prática profissional de um conjunto alargado de técnicos de intervenção social, que atuam, maioritariamente, com populações vulneráveis. A primeira sessão está agendada para 15 de março e revela como promover o envolvimento escolar de crianças e jovens em acolhimento residencial. O encontro – conduzido por Luísa Mota Ribeiro, docente da Faculdade de Educação e Psicologia da instituição – aposta na abordagem de um tema que tem despertado a atenção dos profissionais das instituições de acolhimento, preocupados em criar alunos mais envolvidos, que tenham melhores notas e um comportamento mais adequado na escola, assim como níveis mais elevados de autoestima.

Já a segunda sessão, promovida a 29 de março, analisa o tema “Intervenção com crianças: Comunicar com o Sistema de Justiça”. Para a palestra de abril, a Católica Porto aposta na abordagem do impacto que o álcool possui na gravidez. Os primeiros cuidados psicológicos e a gestão de conflitos em equipas são os temas em destaque em maio. Refira-se que cada uma das sessões aborda questões críticas com as quais os profissionais se debatem e têm como objetivo aprofundar a reflexão em torno das melhores práticas na resposta aos desafios do seu papel profissional. Os encontros estão agendados para as quartas-feiras, entre as 18h00 e as 20h00, e decorrem no campus Foz da Católica Porto.

Sessões “Aprender a Educar – Edição para Profissionais 2017”:
1ª Sessão | Como promover o envolvimento escolar de crianças e jovens em acolhimento residencial? | 15 de março
2ª Sessão | Intervenção com crianças: Comunicar com o Sistema de Justiça | 29 de março
3ª Sessão | Álcool na Gravidez – O que sabemos hoje e como abordar o tema durante a gravidez | 12 de abril
4ª Sessão | Primeiros cuidados psicológicos: Intervenção em crise e emergência | 3 de maio
4ª Sessão | Gerir Equipas: e quando o Conflito Surge? | 17 de maio

A Universidade Católica Portuguesa é a única universidade não estatal que faz parte do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas. Tem como missão produzir e partilhar conhecimento crítico, inovador e socialmente relevante, ao serviço do desenvolvimento integral da pessoa e em prol do bem comum. No Porto, integra a Católica Porto Business School, a Escola das Artes, a Faculdade de Direito - Porto, a Escola Superior de Biotecnologia, a Faculdade de Educação e Psicologia, a Faculdade de Teologia - Porto, o Instituto de Bioética e o Instituto de Ciências da Saúde - Porto, contando com cerca de 6.000 estudantes, 600 docentes e 200 funcionários.