Primeiro filme publicitário português é apresentado por docente do IADE
Evento conta ainda com uma mostra de spots publicitários que tiveram o contributo de atores e atrizes da publicidade dos anos 30 aos anos 80.


2016.11.23

É já na sexta-feira, 25 de novembro, às 21h00, que a Cinemateca Portuguesa recebe o colóquio “Chá nas Nuvens”, uma homenagem ao primeiro filme publicitário português e ao seu realizador, Raul Caldevilla. Emitido em 1917, o anúncio estava associado às bolachinhas da marca Fábrica Invicta e retrata dois acrobatas espanhóis, pai e filho, que escalam a torre dos Clérigos para lá tomar um chá, acompanhado das delícias portuenses. A sessão, de entrada gratuita, conta com as intervenções de Theresa Lobo, docente do IADE – Creative University e investigadora do UNIDCOM (unidade de investigação do instituto universitário), e de Helena Barbosa, docente da Universidade de Aveiro.

Theresa Lobo, licenciada em Pintura pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, é autora do livro “Cartazes Publicitários” (2002) que põe em evidência a publicidade desenvolvida pela ETP – Empresa Técnica Publicitária (a primeira agência de publicidade portuguesa), que deu origem à Empreza do Bolhão, criada precisamente por Raul Caldevilla e uma das principais impulsionadoras na produção de cartazes, outdoors e filmes publicitários. A obra, uma edição INAPA com design gráfico do IADE, percorre a história visual da publicidade entre as décadas de 1910 a 1950, em Portugal, numa espécie de best of dos melhores cartazes que contribuíram para “colorir” as cidades portuguesas.

Para além da escolha dos cartazes publicitários que podem ser vistos no livro, a docente e investigadora do IADE escreveu ainda os textos que acompanham as imagens publicadas, que foram divididas por tema, com especial enfoque nos produtos alimentares como o vinho do Porto. A sessão “Chá nas Nuvens” conta também com uma mostra de spots publicitários que tiveram o contributo de atores e atrizes dos anos 30 aos anos 80, como Vasco Santana, Raul Solnado, Rita Ribeiro ou Rui de Carvalho. O IADE vai ainda estar representado pelo reitor João Proença, pelo diretor Carlos Duarte, por Emília Duarte, coordenadora da UNIDCOM, e pelos alunos dos cursos de Design e de Marketing e Publicidade da instituição.