Portugueses vão iniciar debate por uma nova narrativa para a Europa
Projeto nacional é lançado pela Representação da Comissão Europeia em Portugal e pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors.


2014.10.20

“Necessitamos de continuar a contar a história da Europa, sobretudo às novas gerações, que já não se identificam muito com a atual narrativa e tendem a considerar que a paz e a estabilidade é um dado adquirido”. As palavras são do Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, que em resposta ao apelo do Parlamento Europeu lançou a iniciativa “Uma Nova Narrativa para a Europa”.

Foi então criado a nível europeu um Comité Cultural, composto por 20 artistas, intelectuais, cientistas e representantes do mundo académico, onde se incluiu a portuguesa Luísa Taveira, diretora da Companhia Nacional de Bailado. Em conjunto trabalharam na declaração “O Corpo e a Mente da Europa”, pilar desta iniciativa e que permite um ponto de partida para a reflexão transeuropeia.

O projeto português é promovido pela Representação da Comissão Europeia em Portugal e tem como parceiro estratégico o Centro de Informação Europeia Jacques Delors. São precisamente as linhas gerais e o âmbito de atuação deste projeto que serão apresentados esta sexta-feira, em Lisboa. O encontro conta com as intervenções de Maria de Aires Soares, Chefe da Representação, e de Clotilde Pestana, Diretora do Centro de Informação.