Parlamento Europeu assinala 30 anos do Tratado de Adesão
Conferência no Porto reúne eurodeputados, empresários, sindicalistas e académicos portugueses num debate que pretende fazer um balanço das três décadas de Portugal enquanto membro da UE.


2015.04.15

O Tratado de Adesão – documento que tornou Portugal Estado-membro da Comunidade Económica Europeia (CEE) – celebra, em 2015, 30 anos. Para assinalar este aniversário, o Gabinete de Informação do Parlamento Europeu reúne eurodeputados, empresários, sindicalistas e académicos portugueses num debate que pretende fazer um balanço das três décadas de Portugal enquanto membro da UE e analisar as perspetivas económicas para o futuro. O evento “30 anos do Tratado de Adesão – Balanço e perspectivas económicas para Portugal” está agendado para a sexta-feira, 24 de abril, entre as 9h30 e as 12h45, e decorre no campus Foz da Católica Porto, que apoia o encontro.

O programa do encontro, que se divide em dois momentos, integra um primeiro painel com intervenções de Arlindo Cunha (docente da Faculdade de Economia e Gestão da Católica Porto), João Dias da Silva (UGT), João Torres (CGTP) e Luís Miguel Ribeiro (vice-presidente da AEP). O segundo painel tem como oradores os eurodeputados Elisa Ferreira (PS, S&D), Paulo Rangel (PSD, PPE), Miguel Viegas (PCP, EUE/ENV), Nuno Melo (CDS, PPE) e António Marinho e Pinto (Independente, ADLE). A moderação dos debates está a cargo do jornalista Manuel Carvalho. Inscrições e mais informações em www.30anoseuropa.com. A iniciativa pode ser acompanhada através da hashtag #30anoseuropa