Nova Presidente da Católica no Porto acaba de tomar posse
Isabel Braga da Cruz é a presidente da Católica no Porto e Sofia Salgado assume novo mandato de diretora da Católica Porto Business School.


2017.03.15

Isabel Braga da Cruz acaba de tomar posse como presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa. Licenciada em Engenharia Alimentar pela Escola Superior de Biotecnologia (ESB), Isabel Braga da Cruz possui doutoramento em Ciência e Engenharia Alimentar na área da Biotecnologia – realizado no meio empresarial no Nestlé Research Centre, na Suíça. A nova presidente detém, também, uma pós-graduação em gestão, realizada em colaboração com a COTEC e a North Caroline State University, onde desenvolveu competências na conceção de ideias de negócio de base tecnológica.

Do seu percurso profissional destacam-se, ainda, as inúmeras colaborações com a indústria na área da transferência de tecnologia e na identificação de oportunidades tecnológicas e de mercado, realizadas com centros de conhecimento como o Instituto Superior Técnico (IN+), a Universidade do Minho (PIEP), o PTC (Process Technology Centre) da Nestlé ou a Escola Superior de Biotecnologia. Entre 2010 e 2016 desenvolveu trabalhos na área da gestão do conhecimento na PortugalFoods, estabelecendo parcerias entre o tecido industrial e a academia, com vista à promoção da inovação, do aumento do índice tecnológico e da competitividade das empresas.

No último ano, e até ao passado mês de fevereiro, desempenhou funções enquanto diretora executiva na PortugalFoods, onde liderou atividades associadas à internacionalização das empresas do setor agroalimentar. De realçar, ainda, o papel ativo que teve junto das tutelas, comunidade empresarial e academia, integrando comissões consultivas e científicas relacionadas com o setor agroalimentar português, na Direção Geral de Alimentação e Veterinária, na Direção Geral de Saúde, na PortugalVentures, na PortugalClusters ou nos Nutrition Awards.

Durante a cerimónia – que teve lugar na passada segunda-feira, 13 de março, no Auditório Carvalho Guerra, no campus Foz da instituição – tomou posse, ainda, Sofia Salgado Pinto, no cargo de diretora da Católica Porto Business School. Sofia Salgado Pinto é diretora daquela Faculdade, administradora não executiva da STCP – Sociedade de Transportes Coletivos do Porto e membro do advisory board da GIMPA Business School, no Gana.

Doutorada em Business Studies pela Universidade de Warwick (Reino Unido), com dissertação sobre a especificação de serviços de elevada interação, é mestre em Gestão de Operações Comerciais e licenciada em Gestão e Administração de Empresas pela Faculdade de Economia e Gestão (atualmente, Católica Porto Business School), da Universidade Católica Portuguesa. Sofia Salgado Pinto é, ainda, professora auxiliar da Católica Porto Business School, no departamento de Gestão – onde ensina nas áreas de gestão de operações de serviços, qualidade dos serviços e gestão das operações. Os mais recentes projetos de investigação centram-se nas áreas de “segurança dos pacientes” na perspetiva da gestão das operações, desenho de serviços, no desenvolvimento de serviços a nível multinacional e em decisões de localização de serviços.

Antes de regressar à Academia ocupou um lugar de direção numa empresa que opera na área da hotelaria e do entretenimento. Foi, ainda, membro do Board da EurOMA (European Operations Management Association), entre 2008 e 2011) e integra, desde 2010, a comissão científica da conferência anual da EurOMA. Sofia Salgado Pinto é autora de um livro sobre a Gestão e a Medição da Qualidade dos Serviços e membro do Núcleo do Porto da ACEGE – Associação Cristã de Empresários e Gestores.

A Universidade Católica Portuguesa é a única universidade não estatal que faz parte do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas. Tem como missão produzir e partilhar conhecimento crítico, inovador e socialmente relevante, ao serviço do desenvolvimento integral da pessoa e em prol do bem comum. No Porto, integra a Católica Porto Business School, a Escola das Artes, a Faculdade de Direito - Porto, a Escola Superior de Biotecnologia, a Faculdade de Educação e Psicologia, a Faculdade de Teologia - Porto, o Instituto de Bioética e o Instituto de Ciências da Saúde - Porto, contando com cerca de 6.000 estudantes, 600 docentes e 200 funcionários.