“Jornadas de Biotecnologia” dão entrada direta no mundo da ciência
Iniciativa, agendada para 15 e 16 de março, percorre as áreas das Ciências da Nutrição, da Microbiologia e da Engenharia Alimentar.


2017.03.13

A Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Católica Porto promove, esta quarta e quinta-feira, 15 e 16 de março, as “Jornadas de Biotecnologia”. Durante dois dias, um conjunto de personalidades nas áreas da Bioengenharia, das Ciências da Nutrição, da Microbiologia, da Engenharia Alimentar, do Ambiente e das Ciências Biomédicas darão a conhecer as mais diversas facetas da ciência, durante as palestras e os workshops que integram a edição que, este ano, assume o formato de congresso.

As sessões realizadas no primeiro dia darão a conhecer a evolução da ciência em Portugal, um conjunto de projetos desenvolvidos no CBQF – Centro de Biotecnologia e Química Fina da instituição –, o universo da regeneração da pele ou, ainda, o desporto e a nutrição. O dia de quarta-feira destaca-se, também, pela realização do workshop “Bombonaria”, que desvenda alguns mistérios do chocolate, e da sessão “Do lixo ao prato”, que demonstra que as cascas de alguns alimentos podem e devem ser aproveitadas e cozinhadas.

Já o segundo dia centra-se na fidelidade da divisão celular, na herança biológica, na biotecnologia e na relação que possui com fungos e agentes químicos antropogénicos. As Jornadas decorrem no campus Asprela da Católica Porto, entre as 10h15 e as 16h15 (no dia 15 de março) e entre as 10h00 e as 15h30 (no dia 16 de março). Todas as informações estão disponíveis em http://www.jornadasbiotecnologia.org/.

A Escola Superior de Biotecnologia integra a Universidade Católica Portuguesa, no Porto, e oferece cursos de Licenciatura, Mestrado, Doutoramento e Pós-Graduação nas áreas das ciências da vida (nutrição, microbiologia) e engenharia (alimentar, ambiente e biomédica). Foi pioneira no lançamento da formação em Engenharia Alimentar em Portugal, há mais de 30 anos, oferecendo ainda a única licenciatura em Microbiologia existente no país. O suporte científico aos vários cursos é garantido pela investigação desenvolvida no seu Centro de Investigação - Centro de Biotecnologia e Química Fina - CBQF, que detém o estatuto de Laboratório Associado e participa ativamente em mais de 40 redes nacionais e internacionais.

A Universidade Católica Portuguesa faz parte do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas. Tem como missão produzir e partilhar conhecimento crítico, inovador e socialmente relevante, ao serviço do desenvolvimento integral da pessoa e em prol do bem comum buscando o objetivo de formar para a confiança e estimular em alunos, docentes, investigadores e funcionários o gosto por aprender e aprofundar conhecimentos, na busca continuada da verdade. Está localizada em Braga, Lisboa, Porto e Viseu contando com cerca de 12.000 alunos. No Porto, integra a Católica Porto Business School, a Escola das Artes, a Escola Superior de Biotecnologia, a Faculdade de Direito - Porto, a Faculdade de Educação e Psicologia, a Faculdade de Teologia - Porto, o Instituto de Bioética e o Instituto de Ciências da Saúde - Porto.