Imperial convidada a integrar Guia de Boas Práticas de Inovação
A Imperial foi convidada por ter sido a primeira empresa do sector alimentar a implementar o Sistema de Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação


2010.07.28

A Imperial, maior fabricante nacional de chocolates, integra o Guia de Boas Práticas de Inovação da COTEC – Associação Empresarial para a Inovação. A Imperial foi convidada a participar no Guia, um projecto inédito em Portugal, uma vez que foi a primeira empresa do sector alimentar a implementar o Sistema de Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação (SGIDI).

A participação da Imperial no projecto incidiu na apresentação dos casos de Gestão de Interfaces – referente à parceira com a AESBUC (Associação para a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica) – e do projecto Regina R-Size, resultante de uma política de inovação em marketing. A implementação do SGIDI na Imperial tornou-se uma importante ferramenta de gestão. O conceito permitiu sistematizar metodologias, melhorar a estrutura organizativa e os métodos de trabalho, transformando o conhecimento gerado e a criatividade da equipa em inovação.

Este Guia, que envolveu as primeiras 24 empresas portuguesas que se encontram certificadas em Sistemas de Gestão de IDI, é um projecto lançado pela COTEC Portugal. Fundada em 2003, a associação trabalha no sentido de promover o aumento da competitividade das empresas nacionais, fomentando as práticas inovadoras.

Gestão de Interfaces com AESBUC e projecto Regina R-Size
Ao longo da sua existência, a Imperial tem vindo a consolidar a rede de parceiros e a fomentar a partilha de conhecimentos entre eles. A parceria com a AESBUC, efectuada em 2008, esteve relacionada com projectos de inovação de produto, que se centraram na análise do perfil de micronutrientes em chocolate, levando à utilização de alegações nutricionais e de atributos funcionais nas tabletes Jubileu.

O projecto Regina R-Size consistiu numa aposta de inovação em marketing da Imperial. Neste âmbito, foi lançada uma nova gama de tabletes de chocolate da marca Regina, dirigida a um target jovem, em que o chocolate está dividido em quadrados, num conceito unidose, tornando mais prático e conveniente o consumo do produto.