guimaraes2013
Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto

 

 
Depois de um ano de reconhecimento como Capital Europeia da Cultura, a cidade berço pretende agora triunfar enquanto Cidade Europeia do Desporto. No âmbito do evento – já reconhecido pelo Governo como de Interesse Público –, está prevista a realização de dois eventos por cada semana do ano de 2013. Fomentar o desporto para todos, estimular a produção de conhecimento, a qualificação e formação profissional, com uma postura muito próxima da comunidade, são os objetivos da iniciativa que arranca a 19 de janeiro.


Trabalhos 
(selecção)


> Governo reconhece Interesse Público de Guimarães 2013 |
Através do despacho 12918/2012 da secretaria de Estado do Desporto e Juventude, o Executivo vem assim atribuir à iniciativa um novo estatuto, no âmbito da Lei de Bases da Atividade Física e do Desporto. 



> Guimarães 2013 recebe 20 mil atletas de 50 modalidades diferentes | Evento de abertura decorre a 19 de Janeiro, no Multiusos de Guimarães. Congresso de Jornalismo Desportivo marca o arranque. Mais de uma centena de iniciativas programadas ao longo do ano.

> Desenho dos troféus de Guimarães 2013 está a concurso | Instituto de Design selecionará prémios a atribuir aos atletas melhor classificados nas competições da Cidade Europeia do Desporto.

> Guimarães 2013 promove Bolsa de Voluntariado Desportivo | Organização procura voluntários experientes em eventos de caráter desportivo e com a vontade de promover a prática de desporto.

> Estatuto de Cidade Europeia do Desporto formalizado em Bruxelas | Amadeu Portilha, presidente da comissão executiva de Guimarães 2013, acaba de receber a bandeira oficial do evento que arranca a 19 de Janeiro.

> Guimarães 2013: Programação é marcada por eventos internacionais | Primeira cidade portuguesa a quem a ACES EUROPE atribuiu o título de Cidade Europeia do Desporto acolhe mais de 100 ações ao longo do ano. Cerimónia de abertura está marcada para o próximo sábado.

> Guimarães 2013: Vitor Baía debate pressão mediática no desporto | Iniciativa acontece na próxima segunda-feira, no Centro Cultural Vila Flor, e visa discutir a relação entre o mundo desportivo e a comunicação social.

> Guimarães 2013 debate relação entre o mundo do desporto e os média | Académicos e jornalistas analisam ética no jornalismo desportivo e comunicação dos clubes. Iniciativa decorre no Centro Cultural Vila Flor.

> Guimarães 2013: Acaba de arrancar ano dedicado ao desporto | Primeira cidade portuguesa a receber título de Cidade Europeia do Desporto começou com espetáculo de fusão e 600 pessoas em palco. Previstos mais de 20 mil atletas, treinadores e dirigentes ao longo do ano.

> Guimarães 2013: O desporto tem futuro em Portugal? | Carlos Resende, glória do andebol nacional, modera debate que junta três dos maiores especialistas portugueses sobre o fenómeno desportivo.




Site oficial

Período
de colaboração
2012/2013

Áreas de intervenção
Comunicação