Guimarães 2012
Capital Europeia da Cultura

 

 
Guimarães foi Capital Europeia da Cultura em 2012, acolhendo um grande encontro de criadores e criações — música, cinema, fotografia, artes plásticas, arquitectura, literatura, pensamento, teatro, dança e artes de rua. Ali se cruzaram os produtos artísticos imaginados e gerados pelos seus residentes com os que de toda a Europa afluíram à cidade. Ao longo de um ano, Guimarães foi promotora da diversidade cultural que caracteriza a Europa, dando a conhecer as suas manifestações culturais e acolhendo as de outros países.


Trabalhos 
(selecção)


> Bobby McFerrin apresenta mais recente álbum em Guimarães | Músico, que fez sucesso com “Don’t Worry Be Happy”, actua na cidade, a convite da Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura. O Pavilhão Multiusos de Guimarães é o palco, no próximo dia 3 de Julho.

> Bobby McFerrin apresenta mais recente álbum em Guimarães | Músico, que fez sucesso com “Don’t Worry Be Happy”, actua na cidade, a convite da Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura. O Pavilhão Multiusos de Guimarães é o palco, no próximo dia 3 de Julho.

> Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura com Vitória Sport Club | Marca “entra em campo” com a equipa vimaranense na final da Taça de Portugal, com o logótipo na camisola de jogo, assinalando assim o “pontapé de saída” no acordo agora estabelecido.

> Guimarães 2012 inicia nova fase de comunicação com a cidade | Newsletters digitais e em papel dirigidas à população, encontros públicos sobre o programa e nova campanha de marca são alguns exemplos.

> Guimarães 2012 revela projecto com 2012 crianças de 12 anos | Em conferência de imprensa, Fundação Cidade de Guimarães e Tempo Livre apresentam dinâmica de envolvimento da população vimaranense.

> 2012 crianças dão vida ao logótipo da Guimarães 2012 | Acção “Faltam 200 dias - CEC 2012” marca arranque das iniciativas promovidas pela Fundação Cidade de Guimarães e a Tempo Livre. Iniciativaestá agendada para o próximo dia 15 de Junho, a partir das 10h30.

> Guimarães 2012 recomendada para receber Prémio Melina Mercouri | Galardão será confirmado em Setembro deste ano e visa reconhecer a qualidade do trabalho preparatório e a convergência com os objectivos. Prémio Melina Mercouri tem valor pecuniário de 1,5 milhões de euros.

> Concurso Musical de Guimarães recebe candidaturas até 9 de Junho | Iniciativa destina-se a todos os projectos musicais do concelho que promovam Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.

> Cantores anónimos de Guimarães unem-se no grupo “Outra Voz” | Mais de 100 cidadãos gravam este fim-de-semana um conjunto de temas no âmbito de um projecto internacional liderado por Amélia Muge.

> Guimarães 2012 aposta em comunicação de proximidade | Newsletter mensal de quatro páginas chega à cidade, num mês que marca o arranque dos Encontros Guimarães 2012. Fátima Campos Ferreira modera o primeiro de um total de nove encontros.




Site oficial

Período
de colaboração
2011/2013

Áreas de intervenção
Relação com os meios
Planeamento de meios
Gestão de comunicação de crise