Gasóleo profissional entra em vigor hoje em Vilar Formoso
ANTRAM acredita que os principais beneficiados com a medida não serão os transportadores, mas sim o Estado português.


2016.09.15

As empresas transportadoras nacionais poderão, a partir de hoje, 15 de setembro, abastecer, em Portugal, a um preço mais baixo. O lançamento oficial do período experimental de oferta de gasóleo profissional em território nacional está agendado para as 17h e acontece no posto de combustível da PRIO*, em Vilar Formoso. Para a ANTRAM, esta medida – que vem sendo preconizada desde há muito pelo setor – irá beneficiar sobretudo o Estado e as finanças públicas portuguesas.

A associação está convicta que, equiparando o preço a Espanha, grande parte dos transportadores optarão por abastecer em Portugal, havendo por isso um forte impacto económico pelo retorno dos consumos ao território nacional. Dessa forma, a medida permitirá ao Governo recuperar alguma receita fiscal. Este projeto trará igualmente benefícios a nível regional, na medida em que irá promover o crescimento das economias locais e estimular a empregabilidade. Além disso, as exportações sairão mais reforçadas.

É importante salientar, ainda, que o lançamento desta medida resulta de um projeto conjunto entre a ANTRAM – que desde o início do ano se empenhou na defesa da competitividade do setor e, consequentemente, da sobrevivência das empresas e da manutenção dos postos de trabalho – e o Governo. Após este período experimental, prevê-se a aplicação, já em 2017, a todo o território nacional. O esforço conjunto entre as associações do setor e o Governo para a aplicação deste tipo de medidas terá um papel essencial no crescimento da economia portuguesa.

* Avenida da Fronteira, n.º 14, Vilar Formoso