Comunicação

al mada nada © Joao Tuna

Fica no Singelo ©Inês D'Orey

O Fim das Possibilidades ©João Tuna

Terra ©Rodrigo de Souza

Turandot ©João Tuna

Comunicação e teatro
Teatro Nacional São João

ANO 2014/...
Cliente Teatro Nacional São João
Local Porto
Área Comunicação



Desafio:
No início de 2014, a Central de Informação começou a colaborar com o Teatro Nacional São João (TNSJ), assumindo a comunicação dos três espaços geridos pela entidade: TNSJ, Teatro Carlos Alberto e Mosteiro de São Bento da Vitória.

Objetivos: O objetivo da intervenção da Central de Informação passou pelo incremento da notoriedade institucional do TNSJ, reforçando o seu posicionamento enquanto pólo dinamizador do setor cultural no norte do país, e, simultaneamente, pela promoção dos diferentes espetáculos que são produzidos e acolhidos nos três espaços.

Abordagem: A Central de Informação sugeriu uma estratégia repartida:

1. Vertente institucional
- Promoção de eixos de comunicação extra programação que permitem ao TNSJ cumprir a sua missão enquanto teatro nacional e que garantem uma maior proximidade com a comunidade artística, escolar e com o público em geral.
- Promoção de entrevistas alargadas com os responsáveis máximos da instituição, dando a conhecer a estratégia cultural que está a ser seguida e os objetivos definidos.

2. Promoção da atividade programática
- Propostas junto dos meios com abordagens diferenciadoras às várias peças que estão em cena nos espaços do TNSJ.
- Sugestões de ações, enquadradas com os espetáculos, passíveis de captar a atenção dos media que habitualmente não faziam cobertura das iniciativas do TNSJ.

Os resultados alcançados são bastante positivos, garantindo um incremento substancial do número e qualidade das notícias publicadas, bem como uma diversificação dos meios que acompanham a atividade do TNSJ.