Conferência internacional reúne no Porto pensadores europeus
“Novo Renascimento e Novo Cosmopolitismo” é o mote da iniciativa que pensa, no presente, os ideais culturais da Europa de amanhã.



2015.01.19

A cidade do Porto reúne, esta sexta-feira, 23 de janeiro, um conjunto de pensadores europeus que irão debater os novos ideais culturais para a Europa de hoje e de amanhã, com o objetivo de encontrar o caminho para uma Nova Narrativa para a Europa. A conferência “Novo Renascimento e Novo Cosmopolitismo” promete transformar a Casa da Música, no Porto, num palco de debate do futuro europeu, abordando as questões do pluralismo e do cosmopolitismo e as formas de estimular a participação dos cidadãos europeus. A iniciativa, com início agendado para as 9h30, insere-se no projeto da Representação da Comissão Europeia em Portugal que dá continuidade à “Nova Narrativa para a Europa” lançada pela Comissão Europeia.

Maria d’Aires Soares, chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, tem a seu cargo a abertura da conferência e a apresentação do documentário “Uma Nova Narrativa para a Europa”. O embaixador Seixas da Costa é o relator e moderador da conferência. Refira-se que, depois de uma carreira de sucesso na diplomacia portuguesa no estrangeiro e no domínio político como Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, desempenha atualmente, entre outras, as funções de membro do Conselho Consultivo da Fundação Calouste Gulbenkian.

O primeiro painel de debate da manhã – que procura responder à questão “Como despertar um Novo Renascimento?” – tem como orador Peter Matjašič, ex-presidente do Fórum Europeu da Juventude, maior plataforma mundial de juventude, que representa dezenas de milhões de jovens na Europa e que assume especial relevância nas questões da juventude, emprego e participação jovem. Marina Costa Lobo – investigadora auxiliar do Instituto de Ciências Sociais, onde desenvolve trabalhos na área das instituições e comportamentos políticos dos portugueses, e codiretora do Projeto Comportamento Eleitoral e Atitudes Políticas dos Portugueses – é a segunda oradora do painel.

Durante o segundo painel, focado no “Pluralismo e Cosmopolitismo”, destacam-se as intervenções de Dusan Sidjanski – presidente honorário do European Centre for Culture – e de Eduardo Paz Ferreira – professor catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa. Refira-se que Sidjanski foi consultor do ex-presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, entre 2004 e 2014, tendo sido condecorado em 2004 pela Ordem do Infante D. Henrique. Os dois pensadores são responsáveis pela condução do painel que visa pensar a Europa como uma enorme megalópole interligada pela comunicação.

Projeto dá origem a livro da iniciativa
Envolver os cidadãos na criação de discursos que promovam valores, sentido de comunidade e ligações afetivas. São estes os alicerces da iniciativa “Uma Nova Narrativa para a Europa”, que apela ao novo renascimento do pensamento europeu. O projeto da Representação da Comissão Europeia em Portugal contempla o lançamento do livro “Uma Nova Narrativa para a Europa”, edição que integrará toda a informação relevante dos últimos meses e da qual farão parte as conclusões finais, propostas pelos cidadãos participantes, análises e resumos das atividades. Um documento que pretende contribuir para o futuro da Europa a entregar ao atual Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker