Comissão Europeia promove encontro para empreendedores
Evento conta com a presença de Pia Ahrenkilde-Hansen, diretora na Comissão Europeia, e do secretário de Estado da Inovação.



2015.01.30

São cerca de 20 painéis, mais de 50 oradores, área de exposição e cinco mil euros em prémios. Assim se resume a Bolsa do Empreendedorismo 2015 que acontece sexta-feira, dia 6 de fevereiro, ao longo de todo o dia, no Lagoas Park Hotel, em Oeiras. O evento conta com as presenças institucionais de Pia Ahrenkilde-Hansen, diretora na Direção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, de
Paulo Vistas, presidente da Câmara Municipal de Oeiras, e de Pedro Gonçalves, secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade.

Sob o tema “Aprenda, surpreenda, empreenda!”, a Bolsa do Empreendedorismo 2015 centra-se durante a manhã nos apoios ao empreendedorismo, através de programas nacionais e europeus, bem como no empreendedorismo social. Durante a tarde, a sessão desdobra-se em várias sessões paralelas, que abarcam todo o processo de criação de novos negócios: da ideia, ao plano de negócios, passando pelo financiamento e pelos recursos humanos. Esta iniciativa enquadra-se na principal prioridade da Comissão Europeia: fazer com que a Europa volte a investir, a crescer e a criar emprego.

Do vasto painel de oradores contam nomes como o de Sara Medina (Sociedade Portuguesa de Inovação), João Marcelino (INPI), Alexandre Oliveira (IEFP), Marta Miraldes (Startup Lisboa), Miguel Pina Martins (Science4You), Carlos Medeiros (CIEJD), Francisco Nunes (COMPETE), Pedro Ribeiro Santos (ES Ventures), Maria Matos (Agência Nacional de Inovação), Pedro Nunes (Universidade Nova), Artur Alves Pereira (AICEP), entre muitos outros. O programa estende-se das 9h00 às 19h00.

No final, serão entregues os prémios do Concurso Elevator Pitch, no valor de 10 mil euros, momento que conta com a presença dos vários parceiros: Cotec, Universidade de Lisboa, Plataforma PPL e Taguspark.
Será ainda lançado o concurso da Bolsa do Empreendedorismo, Business Model Canvas 2015. A entrada é livre. Mais informações em http://ec.europa.eu/portugal. O evento será coberto nas redes sociais através do hashtag #UEmpreende.