Comissão Europeia premeia empreendedorismo português
Comissário Carlos Moedas marca presença na “Bolsa do Empreendedorismo 2017”, que decorre na Fundação Champalimaud.


2017.04.19

Os vencedores do concurso de empreendedorismo “Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam” vão ser conhecidos já a 9 de maio, Dia da Europa, na “Bolsa do Empreendedorismo 2017”, iniciativa promovida pela Representação da Comissão Europeia em Portugal. A Bolsa do Empreendedorismo, cuja abertura oficial está agendada para as 9h30, decorre na Fundação Champalimaud, em Lisboa. Às 10h00, Carlos Moedas, Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação, e Graça Fonseca, Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, participam num painel moderado por Filipe Almeida, Presidente da Portugal Inovação Social, e entregam os prémios às duas equipas vencedoras do concurso de empreendedorismo “Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam”.

O segundo painel da manhã tem como tema o “Investimento europeu: oportunidades para os empreendedores” e conta com a participação de Kim Kreilgaard, Chefe do Gabinete do Banco Europeu Investimento, e de João Vasconcelos, Secretário de Estado da Indústria (a confirmar). O período da tarde será inteiramente dedicado ao empreendedorismo, com uma série de workshops relacionados com as diferentes etapas de desenvolvimento de um projeto: "Arranque", "Escala" e "Impacto". O objetivo da Bolsa passa por criar momentos de interação com os empreendedores, ajudando-os a passar da fase da ideia ao projeto concreto, a crescer no mercado global ou, ainda, a desenvolver projetos que contribuam para uma sociedade melhor.

“Inovar: as startups na transferência de tecnologia”, “Financiar: a ferramenta de crescimento empresarial” ou “Comunidades: a importância de uma cultura de rede” são apenas alguns dos momentos que marcam o programa da tarde. João Borga, da Rede Nacional de Incubadoras, é um dos nomes confirmados no evento que conta, ainda, com a presença da Portugal Ventures, da Aicep, da Cotec ou da Startup Portugal. Durante a Bolsa do Empreendedorismo, serão, ainda, recebidas as candidaturas ao concurso “Canvas – ProjetosQueMarcam”. Mais informações em http://www.bolsadoempreendedorismo.pt/