Comissão Europeia lança “Bolsa do Empreendedorismo 2017”
Candidaturas para o concurso “Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam” – a primeira fase da Bolsa – podem ser realizadas até 26 de fevereiro.


2017.01.27

A Representação da Comissão Europeia em Portugal lança, hoje, 27 de janeiro, a edição de 2017 da “Bolsa do Empreendedorismo”, iniciativa que pretende descobrir empreendedores em Portugal e promover o empreendedorismo. O evento é composto por três fases, sendo que a primeira – o concurso “Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam” – desafia todos aqueles que possuam uma ideia de negócio a submeter o seu projeto através do endereço http://www.bolsadoempreendedorismo.pt/. Após a sessão de apresentação, a organização promove, durante o mês de fevereiro, cinco sessões de esclarecimento sobre o projeto, em Aveiro (dia 8), Coimbra (dia 9), Évora (dia 15), Amarante (dia 16) e Porto (dia 17).

Depois de se inscreverem na iniciativa, todos os candidatos selecionados receberão formação para desenvolver as suas ideias, com o objetivo de os ajudar a desenvolver competências essenciais. A formação integra, ainda, coaching personalizado, acesso a uma rede de contactos de diversos parceiros e informação sobre instrumentos de apoio a nível europeu. Após o processo de formação, os participantes deverão ser capazes de, durante uma apresentação de dois minutos, conseguir motivar potenciais investidores a querer saber mais sobre o seu projeto. No final do concurso “Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam” são escolhidos dois vencedores, a quem será atribuído um prémio de 5.000 euros/cada. A entrega acontece durante a “Bolsa do Empreendedorismo 2017”, agendada para 9 de maio, Dia da Europa. Nesse mesmo dia, a Representação da Comissão Europeia em Portugal recebe as candidaturas ao segundo concurso de empreendedorismo da Bolsa 2017, “Canvas – ProjetosQueMarcam”.

A aposta num verdadeiro empreendedorismo qualificado
A principal prioridade da Comissão Europeia é fazer com que a Europa volte a investir, a crescer e a criar emprego. Para tal, é importante promover o empreendedorismo e ajudar todos os interessados a levar as suas ideias da fase de “laboratório” para o mercado. Tendo em conta esta realidade, a Comissão Europeia lançou, em novembro de 2014, o Plano de Investimento para a Europa, que visa eliminar os obstáculos ao investimento, dar visibilidade e prestar apoio técnico aos projetos de investimento e utilizar de forma mais inteligente os recursos financeiros.

Seguindo esta linha estratégica, a Representação da Comissão Europeia em Portugal tem vindo a desenvolver, nos últimos anos, o conceito “Bolsa do Empreendedorismo”. A iniciativa pretende difundir informação sobre as iniciativas da União Europeia para a promoção de uma cultura empreendedora, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo qualificado através de uma forte componente formativa. As ações da “Bolsa do Empreendedorismo” procuram envolver os diferentes agentes de inovação, dotando as equipas de conhecimentos técnicos em diferentes áreas, tais como a proteção da propriedade intelectual, marketing, finanças para não financeiros e técnicas para persuadir investidores.