Católica-Porto convida estudantes a participar e descobrir a “Rumo”
Iniciativa de empregabilidade, que conta já com sete edições, promove o encontro direto entre empresas, instituições e estudantes.


2017.03.02

É já nos próximos dias 7 e 8 de março que a Universidade Católica Portuguesa – Porto promove a “Rumo”, iniciativa de empregabilidade que procura preparar os estudantes para enfrentar com segurança e confiança o mercado de trabalho. O evento, que visa abrir horizontes, despertar o empenho, o espírito positivo e incrementar a proatividade, permite que os estudantes conheçam o dia-a-dia das organizações e descubram o seu funcionamento e funções. A iniciativa permite, ainda, que os participantes contactem com inúmeras oportunidades de carreira, identifiquem ofertas diferenciadoras – não só nacionais como também internacionais –, conheçam programas de estágios existentes e descubram os perfis profissionais procurados pelo mercado.

Este encontro entre empresas, instituições e estudantes integra um espaço de recrutamento com stands, além de mesas redondas temáticas sobre tendências no mercado de trabalho, workshops sobre entrevistas, dinâmicas de grupo promovidas por entidades externas e simulações de entrevista de emprego. Desde 2001 que na Católica se realizam iniciativas deste tipo, assumindo a forma atual desde há sete anos, vocacionando-se para abordagens diversificadas do mercado de trabalho e dirigindo-se a todos os estudantes, essencialmente finalistas, e também a recém-graduados de primeiro e segundo ciclos de todas as unidades académicas, num ambiente de transversalidade e transdisciplinaridade que promove a partilha de conhecimento.

No evento participam sociedades de advogados, juízes, profissionais de saúde, startups, iniciativas de empreendedorismo, antigos alunos com experiências diversificadas, consultoras, empresas de recrutamento (nacionais e internacionais), entre outras. A iniciativa decorre no campus Foz da instituição.

A Universidade Católica Portuguesa é a única universidade não estatal que faz parte do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas. Tem como missão produzir e partilhar conhecimento crítico, inovador e socialmente relevante, ao serviço do desenvolvimento integral da pessoa e em prol do bem comum. No Porto, integra a Católica Porto Business School, a Escola das Artes, a Faculdade de Direito - Porto, a Escola Superior de Biotecnologia, a Faculdade de Educação e Psicologia, a Faculdade de Teologia - Porto, o Instituto de Bioética e o Instituto de Ciências da Saúde - Porto, contando com cerca de 6.000 estudantes, 600 docentes e 200 funcionários.