Católica Porto promove o contacto entre estudantes e empresas

Juízes, profissionais de saúde, startups, consultoras ou empresas de recrutamento (nacionais e internacionais) marcam presença no evento



2017.03.06

Preparar os estudantes para enfrentar com segurança e confiança o mercado de trabalho. É este o mote do “Rumo”, evento de empregabilidade dinamizado, esta terça e quarta-feira, 7 e 8 de março, pela Universidade Católica Portuguesa – Porto, que promove o encontro entre alunos e empresas. O evento permite-lhes contactar com inúmeras oportunidades de carreira e identificar ofertas diferenciadoras – não só nacionais como internacionais –, conhecer programas de estágios existentes e descobrir os perfis profissionais mais procurados pelo mercado.

O primeiro dia da iniciativa arranca às 10h00 com duas sessões destinadas a todas as unidades académicas da instituição, que se encontram subordinadas aos temas “Starting up” e “Como se recruta” e que contam com a presença de empresas como a Uniplaces ou a Michael Page International. Durante a tarde, às 14h30, têm lugar sessões temáticas: “Do Exercício da Enfermagem em Portugal: Desafios e Perfis” é o nome da mesa redonda dedicada ao Instituto de Ciências da Saúde, que terá como oradores especialistas do Hospital dos Lusíadas, CUF ou Travel Health Experience; no âmbito da Escola Superior de Biotecnologia, a sessão irá averiguar a aplicação da biotecnologia na indústria e investigação, contando, para isso, com a presença de oradores de instituições como a Águas de Douro e Paiva, i3S ou Nutripar; na área do Direito estará, por sua vez, em destaque, às 16h00, numa conferência que conta com a presença da Ordem dos Advogados ou do Centro de Estudos Judiciários e de importantes sociedades de advogados.

Atividades que potenciam o espírito positivo e a proatividade
O segundo dia da iniciativa tem início às 10h15 e está marcado por uma forte componente prática, que engloba todas as unidades académicas da Católica no Porto e que integra dinâmicas de grupo promovidas por entidades externas, workshops sobre entrevistas e, ainda, simulações de entrevista de emprego com inúmeras empresas como a PwC, a Michael Page International, a JobAbroad ou o Grupo Salvador Caetano. Ainda durante este dia, a Faculdade de Educação e Psicologia terá uma mesa redonda sobre o acesso à profissão de psicólogo, que conta com a participação da Ordem dos Psicólogos Portuguesa. Também o Instituto de Ciências da Saúde terá uma sessão individual sobre a carreira internacional do enfermeiro e um workshop sobre entrevistas especificamente para enfermagem. O evento decorre no campus Foz da instituição, acolhendo cerca de 40 entidades diferentes.

A Universidade Católica Portuguesa é a única universidade não estatal que faz parte do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas. Tem como missão produzir e partilhar conhecimento crítico, inovador e socialmente relevante, ao serviço do desenvolvimento integral da pessoa e em prol do bem comum. No Porto, integra a Católica Porto Business School, a Escola das Artes, a Faculdade de Direito - Porto, a Escola Superior de Biotecnologia, a Faculdade de Educação e Psicologia, a Faculdade de Teologia - Porto, o Instituto de Bioética e o Instituto de Ciências da Saúde - Porto, contando com cerca de 6.000 estudantes, 600 docentes e 200 funcionários.