Católica Porto aposta no cruzamento das várias áreas da Psicologia
Neuropsicologia, inteligência emocional em estudantes e interface cérebro-máquina são alguns dos temas em análise no evento.


2017.03.07

A Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa – Porto promove, de 8 a 10 de março, uma nova edição dos “Dias da Psicologia”. O evento deste ano integra um conjunto de sessões que exploram temas da atualidade e que são conduzidas por nomes nacionais e internacionais de referência na área. A iniciativa – que se destina a estudantes, investigadores e profissionais na área da Psicologia, bem como alunos do ensino secundário – tem como tema central o “Brainstorming”, destacando-se pela aposta num verdadeiro dinamismo de ideias.

Durante os “Dias da Psicologia”, os participantes terão a oportunidade de assistir a palestras que se centram em temas como a “Neuromodulação auto-regulatória em tempo real na perturbação obsessivo-compulsiva” ou a “Neuropsicolgia e a neuroeducação”. A iniciativa integra, ainda, a apresentação do programa “Psicólogos para o mundo”, que aposta na exposição dos modelos de internacionalização como, por exemplo, o programa Erasmus. Será possível, também, assistir ao filme “Psicólogos no Mundo”, que conta com testemunhos de alunos e de antigos alunos. O simpósio permite, ainda, o debate de temáticas relacionadas com a aplicação de modelos computacionais sobre o desenvolvimento típico e atípico da linguagem, sobre as interfaces cérebro-máquina e sobre a formação de impressões interpessoais criadas em redes sociais relacionadas com o género.

Uma visão a 360º pelos caminhos da Psicologia
Além de sessões teóricas, o programa contempla um conjunto de atividades como um “Café com Psis” e uma componente prática, destacando-se, aqui, a dinamização de workshops como o de "Inteligência Emocional em Estudantes: Como gerir o meu tempo?". Durante o primeiro dia do evento, entre as 11h45 e as 13h00, haverá um espaço reservado para a participação nas sessões do RUMO – iniciativa de empregabilidade promovida pela Católica-Porto –, sendo possível participar no workshop, nas entrevistas e na mesa redonda subordinada ao tema “O acesso à profissão de psicólogo”.

Os participantes poderão assistir, ainda, a uma sessão com a presença de Miguel Guedes, o conhecido músico e comentador desportivo. Já no último dia, tem lugar o “Fórum para Psicólogos Escolares”, que tem como tema “Cultivar mindfulness em contexto educacional: potencialidades e desafios”. O Fórum tem entrada livre, mas está sujeito a inscrição prévia através do e-mail jsousa@porto.ucp.pt. Conhecer a dinâmica da Faculdade de Psicologia, uma sessão alumni e um jantar de convívio, durante o qual os intervenientes poderão partilhar experiências são outras atividades da iniciativa. A inscrição para os workshops pode ser realizada em diasdapsicologia@porto.ucp.pt.

A Universidade Católica Portuguesa é a única universidade não estatal que faz parte do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas. Tem como missão produzir e partilhar conhecimento crítico, inovador e socialmente relevante, ao serviço do desenvolvimento integral da pessoa e em prol do bem comum. No Porto, integra a Católica Porto Business School, a Escola das Artes, a Faculdade de Direito - Porto, a Escola Superior de Biotecnologia, a Faculdade de Educação e Psicologia, a Faculdade de Teologia - Porto, o Instituto de Bioética e o Instituto de Ciências da Saúde - Porto, contando com cerca de 6.000 estudantes, 600 docentes e 200 funcionários.