ANTRAM analisa tendências e desafios do setor dos transportes
Ministro-adjunto, Eduardo Cabrita, participa no encontro que decorre, este ano, no Centro de Congressos & Convento S. Francisco, em Coimbra


2016.11.10

A ANTRAM promove, amanhã, sexta-feira, e sábado, 11 e 12 de novembro, o seu 16º Congresso. A sessão de abertura do encontro está agendada para as 15h00 e conta com as intervenções de Gustavo Paulo Duarte (presidente da ANTRAM), de Eduardo Cabrita (ministro-adjunto) e, ainda, de Guilherme D’Oliveira Martins (secretário de Estado das Infraestruturas). O primeiro painel, que tem início às 15h30, centra-se no mercado e tendências do setor e conta com a presença de Rui Rio (economista e político), de António Ramalho (economista e gestor), de Carlos Lobo (jurista e fiscalista) e, também, de Rosa Areias (economista, jurista e fiscalista). A tarde do encontro, que decorre no Centro de Congressos & Convento S. Francisco, em Coimbra, termina com um momento de networking.

A manhã de sábado é totalmente dedicada aos desafios do setor e à mobilidade sustentável. O painel de debate, que será dividido em dois momentos, conta com a presença, por exemplo, de Ana Calhôa – adjunta do secretário de Estado da Energia – e Nuno Félix – adjunto do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais. Também Jorge Gonçalves, da BP Portugal, e Jorge Lemos, da Transportes Lemos, Lda., participam no debate centrado no projeto piloto de reembolso de ISP (Imposto Sobre Produtos Petrolíferos).

Luís Marques Mendes analisa desafios futuros de Portugal e da Europa
O terceiro painel, agendado para as 15h00 de sábado, aborda a Internacionalização, nomeadamente a Política Europeia e as Políticas Nacionais, momento que conta com Fernando Pereira (da Comissão Europeia - DG Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão), Ramón Valdivia (Diretor Geral ASTIC) e Cláudia M. Aguiar (Deputada Parlamento Europeu) como oradores. Luís Marques Mendes, advogado e político, tem a seu cargo a condução de uma intervenção especial centrada nos próximos desafios de Portugal e da Europa. O 16º Congresso da ANTRAM termina com um Jantar de Gala, que decorre no Convento de S. Francisco. É importante destacar que a iniciativa acontece numa altura em que o setor dos transportes enfrenta desafios importantes, nomeadamente no que diz respeito à implementação da fase experimental relacionada com o gasóleo profissional.

A ANTRAM é uma associação patronal constituída em junho de 1975. Com presença em Lisboa, Porto, Coimbra, Évora e Faro, representa cerca de 2000 mil empresas nacionais de transporte profissional de mercadorias. A associação tem como um dos objetivos prioritários o diálogo com o poder político no sentido de encontrar as melhores soluções para os problemas do setor, defendendo os interesses e direitos dos associados.